Homem de ferro 2





Depois do sucesso estabelecido no primeiro filme do Homem de ferro, era inevitável o surgimento de uma continuação mais cedo ou tarde. Houve a expectativa em relação ao nível de qualidade da história. Afinal de contas, o resultado foi tão positivo que a popularidade do personagem aumentou significativamente. Se antes, era considerado um herói pouco apreciado pelos leitores hoje em dia podemos dizer exatamente o contrário graças aos filmes. Uma prova disso é o fato  desse segundo filme ser ainda melhor que o primeiro em todos os quesitos.

Deixando a rasgação de seda de lado, vamos a história que começa exatamente de onde terminou a primeira: na coletiva de imprensa. Depois anúncio de Tony Stark a imprensa de que ele é o Homem de Ferro, detalhe que não pode nem ser considerado SPOILER tendo em vista que nem os próprios jornalistas acreditam na possibilidade dele ter um guarda costa utilizando uma armadura de alta tecnologia, nossa atenção é desviada para o drama do personagem Ivan Vanko (que mais tarde se torna o Whiplash) e seu pai em estado terminal. Ivan obviamente culpa a família Stark por essa morte devido a complicada relação que tiveram com o pai de Tony Stark.


Mas os momentos dramáticos não duram muito, assim como os problemas pessoais de Tony Stark. Não importa o que está acontecendo, ele sempre arruma um jeito de tapar o sol com a peneira e fingir que está tudo bem. Além, é claro, disso ser uma desculpa para agir de forma inconsequente e assim evidenciar sua personalidade excêntrica. Em outras palavras, todo o que já percebemos dele antes no primeiro filme fica mais claro ainda nesta sequência. A cena da festa de aniversário dele é um belo exemplo disso. Outro dado que não pode faltar é o senso de humor do personagem, cada vez melhor e sem perder a graça ou exagerar na quantidade de piadas.

E como não poderia deixar de ser, as cenas de ação são ainda melhores e mais intensas, talvez pelo fato do vilão ser mais visceral e combativo. Whiplash (interpretado por Mickey Rourke) é o típico vilão que se garante mais pela força física do que pelos seus diálogos. Uma pena, já que o ator em questão é muito bom tendo inclusive feito uma ótima atuação no filme Sin City.

Vale ressaltar também neste filme a participação mais efetiva dos personagens que fazem parte da SHIELD como os agentes Phil Coulson (Clark Gregg) e Natasha Romanov/Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o diretor da agência Nick Fury (Samuel L. Jackson) aumentando assim a expectativa em torno do projeto Vingadores que ganha mais força dentro da história seja de forma direta ou por meio de referências mais especificas.

Enfim, Homem de ferro 2 é uma ótima adaptação de quadrinhos e provavelmente uma das melhores já feitas nos últimos tempos, o que aumenta ainda mais a ansiedade de fãs, como eu, em relação ao filme dos Vingadores.