Batman Begins




O cavaleiro das trevas está de volta e pronto para recomeçar a sua história no cinema com Batman Begins (Batman Begins, 2005). Com direção de Chistopher Nolan (Amensia) e roteiro de David Goyer, o filme mostra o inicio da carreira do principal vigilante de Gotham City: Batman (Christian Bale), identidade criada pelo bilionário Bruce Wayne, que na infância presenciou seus pais serem assinados a sangue-frio e, por isso, dedicou sua vida a restaurar a paz de uma cidade dominada pelo medo.


Devido ao fato de já terem sido produzidas outras adaptações cinematográficas das histórias do Homem-Morcego, como é popularmente conhecido, o filme Batman  Begins procurou recontar a história do personagem com um tom mais sério e tematizando o medo como fator presente na vida do personagem. Isso fica mais claro quando Bruce Wayne viaja pelo mundo com o intuito de conhecer a mente criminosa e acaba encontrando a Liga das Sombras no Oriente Médio, onde ele conhece Ra's Al Gul (Ken Watanabe) e Henri Ducard (Liam Nesson), o segundo responsável pelo treinamento que o ensinou a combater o mal e também um dos vilões do filme.

 


Com essa temática realista e muita bem trabalhada no filme, o público, leitor ou não de gibis, encontrará uma história interessante e envolvente tanto que o Batman nasce da idéia de Bruce de usar o seu medo de infância para combater o crime. Esse é, com certeza, um dos melhores momentos do filme na cena em que o personagem é envolvido por vários morcegos voando ao seu redor.

Mas não é só o personagem principal que se encaixa nesse contexto. O Espantalho (Cillian Murphy), um dos vilões do filme, é um psicólogo do Asilo Arkham que utiliza métodos para indução de medo em alto nível através de um gás que usa em seu pacientes para manipulá-los aos seus propósitos. Além disso, ele cria uma forma de dissipar esse gás em uma escala muito maior e acaba contaminando Gotham.

De certa forma, o filme é o meio encontrado pela DC Comics para disputar nos cinemas com a Marvel Comics, sua maior concorrente nos quadrinhos. Enquanto a primeira já amargou alguns fiascos na década passada, a segunda estava passando por uma de suas melhores fases tendo seus principais personagens como Homem-Aranha e X-Men sendo adaptados com sucesso para o cinema.  Enfim, é a DC Comics tentando não perder o seu lugar nas bancas e perdendo o medo de ser chamada pelos marvelmaniacos de Distinta Concorrência.
Trailer: