10 maiores vilões de quadrinhos adaptados para o cinema





Caros leitores, estou afastado deste blog faz muito tempo. Mas hoje resolvi fazer um breve retorno para escrever um post que estou com vontade de tornar realidade há um bom tempo. Para começo de converso, faço questão de afirmar meu amor tanto pelo cinema como pelas histórias em quadrinhos do gênero super-herói. E se não fosse por esse sentimento, este blog dificilmente existiria ainda mais quando essas duas formas de arte se cruzam tendo com resultado diversos tipos de produção. Já vimos filmes de todos os níveis  Bons. Ruins. Excelentes. Péssimos. Tendo em vista isso, busquei na memória as adaptações de quadrinhos para o cinema que mais gostei e fiz uma lista com as 10 melhores atuações no papel de vilão. É uma seleção pessoal com algumas particularidades que explicarei nas próximas linhas. Sei que muitos vão discordar e eu realmente espero por isso. Bom, sem mais introduções, vamos a lista.....

10- Duende Verde/ Willem Dafoe  



Sou fã confesso do Homem-Aranha e adoraria de coração ter a oportunidade de colocar o maior vilão dele no primeiro lugar mas, infelizmente, isso não foi possível  O primeiro filme do aracnídeo teve um bom resultado nos cinemas e continua até hoje sendo um dos melhores feitos até hoje sobre o personagem. Porém, Willem Dafoe fez uma atuação bem interessante como Norman Osborn antes e depois que ele se torna o Duende Verde. O diálogo dele com o espelho é sem dúvida o melhor exemplo disso. E essa cena é a prova do talento dele e também um justificativa para o papel. Pena que o figurino da armadura do Duende Verde ficou péssimo limitando ao máximo sua interpretação do personagem, algo que seria muito melhor se pudéssemos ver suas expressões como Duende se ele usasse algo como uma máscara assim como é nos quadrinhos. 


9-  Dr. Octopus/Alfred Molina



Já disse antes, sou fã do aranha e não podia deixar de fora mais uma grande atuação de qualidade dos filmes do aracnídeo. O ator Alfred Molina encaixou com perfeição no papel do perigoso vilão com tentáculos mecânicos. Seu carisma ajudou muito na construção do personagem que vai ficando melhor ao decorrer do filme. É uma pena que seu personagem perdeu muito de sua força e da graça no confronto final com o Homem-Aranha. Senão fosse pela mania recorrente do Peter Parker interpretado por Tobey Maguire ficar tirando a máscara toda a hora ou ter sua identidade revelada isso seria muito melhor.


8- Rei do Crime/ Michael Clarke Duncan



Eu sempre fui aberto a questões como adaptar um personagem para o cinema de uma forma que fosse mais real ou então que ele recebesse uma nova interpretação sem perder muito do original do que está sendo adaptado. E acredito que o personagem Rei do Crime interpretado pelo ator Michael Clark Duncan seja um exemplo disso. Já havia me impressionado com sua interpretação em A Espera de um milagre e em Demolidor ele só conseguiu comprovar porque foi a melhor escolha para o papel. Acho que um bom vilão dos quadrinhos para ser bem interpretado precisa convencer tanto pelo nível de perigo que é capaz de oferecer dentro da história como também por diálogos que sejam marcantes sem parecer caricatos demais. Como se trata de um personagem que agia mais pela sombras comandando tudo pelos bastidores enquanto outros faziam o trabalho sujo, ele fica na oitava posição.

7- Abominável /Tim Roth


O Abominável certamente é um vilão bem interessante. Presente no último filme solo do Hulk, ele mostrou que além de ser um homem capaz de ir até as últimas consequências para vencer um desafio também não se importou com os meios necessários para isso. Emil Blonsky (Tim Roth) mostra que muito antes de ser tornar o grande monstro e vilão do Hulk no filme ele já era com moral e sanidade duvidosa, característica tipica de muitos vilões. Só é uma pena que no filme existam tão poucas cenas dele como o monstro Abominável.

6- Obadiah Stane/ Jeffrey Bridges



O primeiro inimigo do Homem de Ferro não poderia ficar de fora na minha opinião. Mesmo sendo um personagem que, assim como o Rei do Crime, comanda as coisas pelos bastidores ele tem muito mais tempo de tela além de uma atuação muito interessante dentro de um dos melhores filmes que adaptam personagens dos quadrinhos.  Por isso ele fica na sexta posição mas há outro motivo também que será melhor explicado logo a seguir.  

5- Coringa/ Jack Nicholson



O filme é do final dos anos 80 mas nem por isso caiu no esquecimento. Além da qualidade do roteiro e do visual, o primeiro filme do Batman é sempre lembrado pela inesquecível atuação do ator Jack Nicholson. Um grande ator para um complicado e grande papel. Ele não só consegue dar vida ao palhaço do crime de forma talentosa como também se sai muito bem tanto em cenas de humor ou mais sérias que pedem um personagem mais amedrontador.  

4- Magneto/ Ian mckellen


Normalmente, as primeiras posições de uma lista são as que mais causam discordâncias. Nesse caso, acredito que muitos podem discordam quanto a escolha do Magneto no quarto lugar. Acredito que seu personagem nos dois primeiros filmes de X-Men realmente consegue se manter num bom nível sem problema. Surpreende tanto pela sua frieza como pelos seus diálogos em várias cenas, principalmente naquelas na qual está junto com o professor Xavier seu grande inimigo. 

3- Magneto/ Michael Fassbender


Sinceramente, acho que o ator Michael Fassbender apesar de tudo. Além de ser responsável por interpretar uma versão mais jovem do mesmo personagem que Ian mckellen interpretou lá no começo dos anos 2000 ele também tinha a missão mostrar como o vilão foi construído  Ou seja, na minha opinião, foi um papel bem mais difícil e desafiador dando a oportunidade de mostrar o personagem em situações diferentes. É muito difícil escolher uma cena preferida. Então, escolho duas. Uma delas é o diálogo durante uma partida de xadrez com o também jovem professor Xavier. E a outra é praticamente no final quando a maioria dos personagem está lutando próximo ao mar e misseis estão sendo apontados para os mutantes. Em ambas, ele simplesmente arrasa mostrando porque é um dos melhores vilões dos quadrinhos adaptados para o cinema até hoje.

2- Loki/ Tom hiddleston



É praticamente impossível fazer uma lista e não esquecer do grande vilão de Thor e Vingadores. Interpretado pelo ator Tom Hiddleston, ele consegue fazer com uma aparente facilidade um vilão que é tão bem construído de forma sutil e interessante em Thor. Curioso pensar que nesse mesmo filme ele está apenas comandando todos os desafios pelos quais o herói asgardiano tem que enfrentar e, mesmo assim, ele faz de uma forma envolvente e dramática parecendo até mesmo um personagem shakeasperiano. Já em Vingadores, isso tudo evolui de uma forma muito natural e coerente com o roteiro do filme que com certeza pode ser considerado o melhor em adaptações de hq para o cinema.

1- Coringa/Heath Ledger



Antes de começar esta lista, fiquei muito em dúvida sobre as primeiras posições principalmente em relação as duas primeiras. No entanto, não consigo ficar indiferente ao fato de que a versão do Coringa interpretada pelo ator Heath Ledger é simplesmente maravilhosa e completa seja no modo de falar, andar ou pela forma como ele constrói seu personagem. Como o próprio diz em dado momento do filme, trata-se de um agente do caos que acredita que todos podem ser como ele ser forem levados ao extremo de uma situação que testa limites de sanidade. Além de simplesmente tentar infectar a cidade de Gotham City, ele tenta revelar o lado escuro da alma de cada um. Enfim, são tantos os motivos que tenho pra justificar o porque essa com certeza é a melhor atuação de todas da lista na minha opinião que eu precisaria escrever um post só pra isso. E, acreditem, é possível que eu faça um algum dia, rs.




Comentários finais:

Bom, este foi um post para matar a vontade e também realizar um desejo nerd. Gostaria de fazer outros no futuro mas por enquanto não posso prometer nada no momento. Quero enfatizar que não sou nenhum grande conhecedor de cinema e talvez nem seja o mais gabaritado para analisar atuações deste ou aquele ator. O que fiz foi apenas mostra qual trabalho mais atenção pelo sua qualidade e porque. Até a próxima!