Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge




Toda a jornada tem um fim. E no caso de Batman, não seria diferente. A história desse filme começa com Bruce Wayne vivendo de forma reclusa em sua própria casa tendo como único contato com o mundo exterior a companhia de seu mordomo e amigo Alfred. Aparentemente, a cidade de Gotham vive um longo período de paz desde a morte de Harvey Dent. No entanto, a circunstância de como tal fato ocorreu ainda permanece em segredo já que, por causa dele, foi possível ``limpar`` as ruas da cidade de grande parte da criminalidade. Mas isso não dura muito graças à intervenção do terrorista Bane (Tom Hardy) e seus seguidores.

De certo modo, o filme nos mostra a idéia de que a luta entre o bem e o mal não pode deixar de existir, pois são forças da natureza que não permitem vácuo no tempo. Sendo assim, sempre quando um novo mal surgir, haverá uma força do bem disposta a lutar contra mesmo que pra isso alguns sacrifícios sejam necessários. E é nesse contexto que se situa o último capitulo da trilogia de Batman. Um dado interessante neste são suas referências. Do mesmo modo que o filme anterior pega elementos da mini-série ``A Piada Mortal`` esse, por sua vez, lembra muito a história de ``O Cavaleiro das Trevas``.


Outra novidade é a adição de alguns novos personagens que acrescentam e muito a trama como, por exemplo, o policial John Blake, interpretado por Joseph Gordon-Levitt. Deixando de lado uma cena completamente dispensável que é o primeiro diálogo entre ele e Bruce Wayne, vale registrar aqui seu papel como detetive e combatente do crime. Sua atuação é convincente e muito interessante, principalmente depois que descobrimos o seu ``segredo`` logo no final do filme. Por outro lado, não se pode elogiar tanto a mulher-gato da atriz Anne Hathaway. Mesmo com bons diálogos e cenas de luta (destaque para dela ao lado de Batman num telhado), fica a sensação de ver um personagem com muito destaque e pouco sentido para esta história.

Sobre as cenas de luta, vale a pena destacar o quão bem foi construído o primeiro combate entre herói e vilão. Não há trilha sonora, apenas o som ambiente de socos e chutes cada vez mais intensos. Diria que foi um dos melhores momentos do filme senão fosse o desfecho pouco impactante em relação ao que se era esperado. Quem já leu a história ``A Queda do Morcego`` sabe muito bem porque existia uma expectativa tão grande criada em torno desta luta. Aliás, é por causa dela que se dá o ressurgimento de Batman de forma definitiva. Há toda uma questão de superação neste contexto que se desenvolve de forma interessante, mas que infelizmente perde força em seu desfecho, tudo graças a uma revelação sem muita importância para a história de modo geral. É o caso da personagem Miranda Tate (Marion Cotillard) cuja participação pode ser considerada completamente descartável.

  
Enfim, O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um bom filme apesar de todos os pontos negativos citados. Como resultado final de uma trilogia, ele tem a sorte de ser muito melhor do que vários outros encerramentos de trilogias de filmes que adaptam personagens e histórias em quadrinhos. Isso, além do fato, da coerência do roteiro em amarrar acontecimentos dos filmes anteriores. Mas isso não é tudo que se pode falar deste filme. O diretor Christopher Nolan soube imprimir com personalidade sua visão do Batman transformando em algo único e muito além do que o mesmo representa enquanto personagem de história em quadrinho. E isso ele consegue mostrando que o grande feito de um herói é ser um símbolo que inspire as pessoas a lutar contra o mal.
Trailer: